sexta-feira, 5 de junho de 2009

Primeiro Coquetel ABPMP Brasil

Olá,

Inaugurando meu blog, informo que acontece hoje (05/06/2009) em São Paulo (SP) no hotel Tryp Paulista o primeiro coquetel ABPMP no qual estarei presente. O evento foi idealizado pela ABPMP Brasil e tem como objetivo promover um encontro entre profissionais que já estão ingressados no mundo do BPM ou que querem começar mas não sabem muito bem por onde e como.

O evento é aberto a todos, associados à ABPMP ou não e acadêmicos, sendo uma ótima oportunidade de ampliar o networking. Assim que o evento estiver encerrado, volto para colocar minhas observações e considerações a respeito.

Até mais
André Diniz

4 comentários:

  1. Boa noite,

    Coloco minhas observações e impressões sobre o evento. Contando com a presença de todo o comitê executivo da ABPMP Brasil e de profissionais de várias empresas (associados ABPMP ou não), dentre elas Stefanini IT Solutions(Eu), IBM, Projeler, CPA Software & Consulting, Plancorp, Prodemge, EloGroup, IEC PucMinas além de acadêmicos, o coquetel aconteceu sobre um clima bem descontraido onde todos puderam ter vários contatos colocando suas experiências e as impressões do cenário atual de BPM no Brasil além das expectativas do que vem pela frente, e vem coisa boa.

    Principais pontos colocados:

    José Furlan(VP de Finanças): Deu inicio as apresentações passando um breve histórico de como a ABPMP Brasil começou a cerca de pouco mais de 1 ano por uma iniciativa do presidente Gart Capote que na época entrou em contato com várias pessoas procurando reunir um grupo que tivesse interesse em iniciar o movimento no Brasil. O que inicialmente começou com 5 pessoas, hoje, apenas pouco mais de 1 ano depois já conta com mais de 200 profissionais associados e com um interesse cada vez maior, prova disso foi a grande procura pelo coquetel.

    Leandro Jesus(VP de Associações): Passou informações sobre a certificação para profissionais BPM, CBPP (Certified Business Process Professional). A previsão é que a certificação esteja liberada ainda nesse primeiro semestre, e já informou que o nivel de dificuldade será elevado para evitar que se torne algo banal e para que seja possivel valorizar os profissionais que a tiver. A certificação não será dada apenas conseguindo a pontuação necessária na prova, será necessário também uma análise curricular profissional que demonstre a vivência na área. Outro assunto abordado pelo Leandro foi a respeito do andamento dos SIG's (Special Interest Groups) que se trata de uma iniciativa onde grupos de pessoas voluntariamente se reuniem via Skype para abordarem assuntos relacionados com BPM e troca de experiências, eu inclusive estou participando do SIG de Esritório de Processos.

    Ana Catarina: Associada da ABPMP Brasil além de coordenadora e professora do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Estratégica de Processos de Negócio(Do qual sou aluno), possui grande experiência como consultora em BPM. Passou a visão de como está a área de BPM em BH e como foi o trabalho para conseguir criar o curso na PUC.

    Bem, o que posso dizer é que existem iniciativas que sem dúvida poderão colher excelentes frutos nessa área aqui no Brasil. A ABPMP Brasil já é hoje reconhecida como a mais influente, prova disso é que depois da ABPMP dos Estados Unidos e da Europa estamos nós e no caso falo apenas de Brasil e não da America do Sul (Temos iniciativas de criação da ABPMP na Argentina e Chile). A tradução do CBOK para o Português, iniciativa abraçada pelo comitê executivo e por alguns associados, já está finalizada e passando por algumas revisões finais para que possa ser divulgado e publicado. Outra grande iniciativa que vem sendo feita é o curso de formação de gestores de processos que já está na segunda edição. Ser um associado da ABPMP permite uma proximidade com as pessoas que estão mais envolvidas e mais a frente em BPM no Brasil.

    Até mais,
    André Diniz

    ResponderExcluir
  2. E aí André!!
    Parabéns pelo blog!!

    Depois, dá uma conferida lá no meu site: www.lucasmoreira.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. André!!!
    Parabéns pelo blog e obrigada por nos informar sobre o evento!!!
    Abraços,
    Cintia

    ResponderExcluir